Tem vontade de se inscrever no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, mas não sabe por onde começar? A doutora Camila Mattos e as doutorandas Camilla Machuy, Débora Menezes e Tainá Regly vão partilhar suas experiências e ajudar os discentes a montar boas estratégia e enfrentar as burocracias do processo. Camilla e Débora estão atualmente em estágio no exterior, na Escócia e na França respectivamente. Camila e Tainá concluíram recentemente seus períodos de doutorado sanduíche, a primeira em Portugal e a segunda nos Estados Unidos. A seleção interna para o Edital PDSE no 26/2024 já teve as datas divulgadas e esta é uma ótima oportunidade para tirar dúvidas e ouvir os relatos das quatro pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ibict/UFRJ).
Início em 13/11Docentes
CAMILA COSTA
Doutora (Ibict-UFRJ) e mestre (UFF) em Ciência da Informação. É especialista em Gestão e Preservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (FIOCRUZ) e em Arquivos e Direitos Humanos (Universidade Autônoma de Barcelona). É bacharel em Arquivologia (UNIRIO). Foi pesquisadora visitante na Universidade do Porto, Portugal. Atualmente, pesquisa como as redes sociotécnicas têm afetado e transformado relações humanas (consigo, com o outro e com a natureza) por meio das lentes da economia política da informação e da ética da informação. Seu último artigo "Navegar é preciso, viver não é preciso: ética intercultural da informação para navegar em tempos de cultura algorítmica" pode ser acessado em https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7056/6719.
CAMILLA MACHUY
É pesquisadora visitante da Universidade de Glasgow, na Escócia. É bolsista de Doutorado Sanduíche pela agência de fomento brasileira CAPES. É doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou durante 10 anos como jornalista do Grupo Globo e participou da equipe do Consórcio de Veículos de Imprensa, que combateu o apagão de informações referentes à pandemia de Covid-19.
DÉBORA MENEZES
Doutoranda em regime de cotutela internacional de tese entre o doutorado em Ciência da Informação do PPGCI IBICT - UFRJ e o doutorado em Science de l’Information et de la Communication da Université Toulouse III IUT Paul Sabatier. Pesquisadora no Laboratoire d’Études et de Recherches Appliquées en Sciences Sociales – Lerass. Bolsista Capes PDSE. Mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pelo PPGDC-COC-Fiocruz. Bolsista Fiocruz. Graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Rio. Atualmente, sua pesquisa investiga as mediações de saberes em territórios marginalizados, no período da pandemia de Covid-19. Trabalhou quinze anos em empresas nas áreas de produtos e de fidelização de clientes, sendo dez anos no segmento de telecomunicações; e, como consultora independente nas áreas cultural e ambiental.
TAINÁ REGLY
Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ e Mestre pelo mesmo programa (2021). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (2018). É Pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e colaboradora no Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LARHUD). Foi pesquisadora visitante na University of Tennessee (2023-2024) e professora substituta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ano de 2023. Tem interesse nas áreas de Visualização de dados, Representação e Organização da informação e do conhecimento, Design UX, Arquitetura da Informação e Dados de Pesquisa.