Ementa
Objetivo:
Apresentar o que são Humanidades Digitais e o que não são, tendo em perspectiva um horizonte ético e político do pensamento crítico, humanístico e brasileiro; identificar pontos chave para o debate sobre ética na pesquisa e na inovação aplicada às Humanidades e apresentar um modelo, um paradigma metodológico aplicado ao cenário brasileiro para o desenvolvimento de pesquisa em Humanidades Digitais Críticas.
Conteúdo:
Conceitos básicos sobre o que são Humanidades Digitais.
Interpretação crítica sobre projetos de Humanidades Digitais, sua aplicação e retorno para a sociedade.
Exercício simulado de desenvolvimento de projeto/ferramenta e debate sobre implicações éticas e tecnopolíticas: como projetar e o que lembrar de desenvolver?
Apresentação de ferramentas simples para coleta, curadoria e visualização de dados para uso: o que fazer e como?
Público-alvo: Estudantes, professores, pesquisadores e demais profissionais das ciências humanas, sociais, sociais aplicadas, letras e artes.
Duração: 3 horas.
Formato:
1 hora de teoria e exemplos práticos.
1 hora e 30 minutos de exercícios práticos em grupos.
30 minutos de apresentação e feedback.
Docentes
RICARDO MEDEIROS PIMENTA
Pesquisador Titular do IBICT e professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). Atualmente é Coordenador da COEPI. Historiador, possui mestrado em Memória Social e Documento pela UNIRIO, e doutorado em Memória Social pela mesma instituição, com estágio doutoral (2007 - 2008) na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS de Paris.
JOSIR CARDOSO GOMES
Doutor em Ciência da Informação no PPGCI/IBICT/UFRJ. Pesquisador no IBICT, Vice-Coordenador do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais, vice-líder do Grupo de Pesquisa Perfil-I e Professor na Escola de Comunicação, Mídia e Informação (ECMI) da Fundação Getulio Vargas (FGV).