Ementa
Conhecer as principais concepções pedagógicas relacionadas à didática no Ensino Superior e criar condições para a transposição didática nos ambientes de aprendizagem.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer as principais concepções pedagógicas relacionadas ao Ensino Superior e conhecer algumas ferramentas para promover a transposição didática nos ambientes de aprendizagem.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.Principais concepções pedagógicas relacionadas ao Ensino Superior.
2.Prática docente e a transposição didática.
2.1.O saber prático, didático e burocrático
BIBLIOGRAFIA
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
ARANTES, Ana Paula Pereira; GEBRAN, Raimunda Abou. Docência no ensino superior: trajetos e saberes. Jundiaí: Paco editorial, 2013.
BEHRENS, Marilda Aparecida; JUNGES, Kelen dos Santos. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 285-317, jan./abr. 2015.
Curso Online no canal do PPGCI no YouTube.
Aula 1: Sexta-feira, 14 de março das 10h às 12h.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=UFrazjyNRFA
Aula 2: Sexta-feira, 14 de março das 14h às 16h.
Docentes
ILEMAR CHRISTINA L. WEY BERTI
Bacharel em Biblioteconomia e Licenciada em Pedagogia, possui o título de mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e de doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Produção, Organização e Utilização da Informação (2014-2018). É docente permanente da pós-graduação (PPGCI-UEL). É líder do grupo de pesquisa: "CEFI - Comitê de Estudos de Fenômenos Informacionais/UEL" e vice líder do grupo: Informação, Conhecimento e Cultura em Múltiplos Ambientes INFOCCULT/UEL. Desenvolve pesquisas com os temas: Estudos de Usuários em Informação; Práticas Informacionais; Políticas em informação; Políticas públicas; Regime de informação, Apropriação da informação, Cultura e Informação; Educação e Docência.