Conferência Internacional de Integridade da Informação

Quando:

Data: de 21 a 22 de novembro de 2024

Horário: das 9h às 20h

Onde:

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros (CBPF) - Rua Lauro Müller, 455 - térreo, Botafogo - Rio de Janeiro

INSCREVA-SE

A 1a Conferência Internacional de Integridade da Informação acontecerá de 21 a 22 de novembro de 2024, em conjunto com o 5o Encontro do International Center for Information Ethics – ICIE e o 1o Encontro da Rede Nacional de Combate à Desinformação – RNCD. O evento combinado evidencia a junção de esforços de instituições que vêm combatendo fortemente as diversas formas de desinformação dentro e fora do país.

A ação promete ser um marco teórico, institucional e de boas práticas na luta contra as formas desinformativas e a favor da ética da informação. A proximidade com a data de realização do G20 não é por acaso. A organização pretende aproveitar a presença de diversas autoridades mundiais no Rio de Janeiro para ampliar os debates para além dos limites das universidades e instituições de pesquisa. 

O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, do International Center for Information Ethics – ICIE e da Rede Nacional de Combate à Desinformação – RNCD, e conta com patrocínio do CNPq e Faperj, além do apoio da Rede de Estudos da Ciência da Informação sobre Desinformação – Recides, da Rede Coinfo, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
 
A Conferência será presencial e acontecerá no auditório térreo do prédio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF, onde funciona o IBICT no Rio de Janeiro: Rua Lauro Müller, 455, Botafogo. 

Organização e Realização: IBICT, RNCD e ICIE.

Patrocínio:  FAPERJ e CNPQ

Apoio: ECO-UFRJ, RECIDES, Rede COINFO e CBPF

Programação

21/11/2024

  • 08:30 - Credenciamento
  • 09:00 - Abertura
  • 10:00 - CONFERÊNCIA DE ABERTURA
  • 11:30 - MESA 1: ÉTICA E INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO
  • 13:00 - Almoço
  • 14:30 - MESA 2: REGULAÇÃO PARA UM AMBIENTE DIGITAL SAUDÁVEL
  • 16:00 - Intervalo do Coffee Break
  • 16:30 - MESA 3: DESINFORMAÇÃO AMBIENTAL
  • 16:30 - Lançamento de livros e nova edição Liinc em Revista

22/11/2024

  • 09:00 - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
  • 10:30 – MESA 4: MODELOS DE NEGÓCIOS DAS PLATAFORMAS
  • 12:30 – Intervalo para almoço
  • 14:00 – CONFERÊNCIA DESINFORMAÇÃO E DIREITOS DIFUSOS
  • 15:00 – MESA 5: IA, DESINFORMAÇÃO E ELEIÇÕES
  • 16:30 – Intervalo do Coffee Break
  • 17:00 – MESA 6: ENFRENTAMENTO À DESINFORMAÇÃO CIENTÍFICA
  • 19:00 – Plenária de encerramento
  • Cerimônia de posse da nova Coordenação da RNCD
    Lançamento do novo site do ICIE

Participantes Confirmados

Doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP. Pesquisadora do CNPq e pesquisadora associada do IBICT e Professora PPGCOM UFPI. Criou e coordena atualmente a Rede Nacional de Combate à Desinformação-RNCD Brasil. O foco de suas pesquisas na atualidade é o fenômeno da desinformação e suas interfaces transversais com plataformas digitais e AI, questões de saúde pública como a pandemia da Covid-19, polarização política e dissonância cognitiva.

Pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Pesquisa sobre a Universidade e a Educação (IISUE) e professor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) e pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com bolsa do CNPq e da FAPERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ), vice-presidente do International Center for Information Ethics (ICIE) e coordenador do grupo de pesquisa Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos/IBICT). Autor dos livros Miséria da informação: dilemas éticos da era digital (2024) e Cultura ilegal: as fronteiras morais da pirataria (2014), coautor de iKritika: estudos críticos em informação (2019) e coorganizador de Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis (2022).

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI-IBICT/UFRJ)

Gerente de Campanhas Globais na Digital Action, ONG facilitadora da Global Coalition for Tech Justice. É ativista de direitos humanos e integra a Coalizão Direitos na Rede. Atuou como pesquisadora convidada no Centro de Ciências Sociais de Berlim (WZB) e recebeu a German Chancellor Fellowship para futuros líderes da Fundação Alexander von Humboldt (Bundeskanzler-Stipendium), durante a qual colaborou com importantes organizações da sociedade civil brasileira, incluindo a Data Privacy Brazil. Faz parte do Grupo Consultivo Multissetorial do Fórum de Governança da Internet da ONU e atua como conselheira da Organização de Apoio a Nomes Genéricos na ICANN.

Professor titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Doutor em Ciência da Informação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal (2011) e pela Universidad de Salamanca, Espanha (2019).

Geógrafo, professor, ambientalista, político, ex-guerrilheiro e economista brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro. Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris, é deputado estadual do Rio de Janeiro desde 1986, tendo ocupado os cargos de secretário estadual do Meio Ambiente e ministro do Meio Ambiente.

Pesquisadora da Rede de Pesquisa CAPES-EPIDEMIAS (UFRJ) Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC). Pós- doutora na Fundação Oswaldo Cruz: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP-FIOCRUZ-RJ) na área de Comunicação e Saúde Pública. Doutorado em Comunicação Audiovisual, no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca (USAL). Coordenou o Centro de Estudos do Icict. Fiocruz (2022). Integra a Rede Nacional de Combate à desinformação. Pesquisadora associada do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Formado em Ciências Econômicas (UFPB, 1997). Mestrado em Economia Regional (UFPB,1999). Doutor em Administração (NPGA/UFBA, 2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. Professor de Economia da FEAC/UFAL (desde 2008). Leciona nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA/FEAC/UFAL) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFAL). Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Coordenador da Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste - Consórcio de Governadores. Secretário Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br)

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ), mestre em Engenharia Biomédica (PEB/COPPE/UFRJ) e bacharel em Engenharia Química (PUC-Rio). Sua pesquisa foca na investigação das dinâmicas informacionais em plataformas digitais. Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado no IBICT-UFRJ, atua no projeto Baobá e é pesquisadora visitante na Alliance of Bioversity International e CIAT, no programa CGIAR FOCUS Climate Security.

Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. É editora da REVISTA EPTIC e coordenadora do Telas - Laboratório de Pesquisa em Políticas, Tecnologia e Economia da Comunicação.

Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas; mestrado e doutorado em Ciência Política pela City University of New York, Graduate Center. Foi professor de ciência política na Rutgers University, no Brooklyn College, no IUPERJ e na UNIRIO. É atualmente professor titular de ciência política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ, onde atua desde 2010. É coordenador do GEMAA - Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa, do LEMEP - Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública e do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB).

Tem formação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Sciences de lInformation et de la Communication pela Université Grenoble 3, doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com estágio de pesquisa na Université du Québec à Montréal, e estágios pós-doutorais na Universidade Federal de Pernambuco e Université du Québec à Montréal. É Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Gerente de Projetos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), representante do MS no Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública e coordenador-fundador do núcleo de pesquisa e ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência.

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil, e professor, desde 2015, na Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang, em Hangzhou. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992) e fez mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em Comunicação e Semiótica (1996). Lecionou língua portuguesa na Universidade de Estudos Internacionais de Xi'an e doutorou-se na USP com tese sobre os aspectos políticos da questão camponesa na China. Recebeu do governo da província de Shaanxi o Prêmio da Amizade "Sanqin", em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural da província. Trabalhou no Instituto de Comunicação de Hebei, em Shijiazhuang, sendo um dos dos fundadores do Curso de Língua Portuguesa, e também na Rádio Internacional da China, em Beijing. Participou da equipe de tradução para a língua portuguesa do livro do presidente Xi Jinping "A Governança da China". Nos últimos anos, tem focado suas pesquisas nas relações Brasil-China.

Doutor em Ciência da Informação no PPGCI/IBICT/UFRJ. Pesquisador no IBICT, Vice-Coordenador do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais, vice-líder do Grupo de Pesquisa Perfil-I e Professor na Escola de Comunicação, Mídia e Informação (ECMI) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Catedrático de ética e deontologias da comunicação da Universidad de Sevilla, Espanha. É pesquisador de vários projetos sobre ética jornalística e foi membro da Comissão de Deontologia da Espanha.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ) e mestre em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). É pesquisadora assistente do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais – Netlab e integra os grupos de pesquisa: Ética na Sociedade de Consumo -ESC e do Ecologia, Informação e Inovação - EcoInfo. Atualmente pesquisa desinformação e meio ambiente.

Pesquisadora titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, professora do PPGCI, IBICT/UFRJ. Bolsista de Produtividade 2 do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa - EcoInfo. Palavras-chave da pesquisa atual: regime de informação do neoextrativismo; Amazônia; lutas decoloniais; agroecologia e resistência; ativismo; plataformas digitais; desinformação.

Doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Pesquisador titular do Ibict. Professor associado da UFF. Bolsista CNPq e FAPERJ. Professor do PPGCI/IBICT-UFRJ e em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Pesquisador do PACC (UFRJ). Presidente do International Center for Information Ethics (ICIE). Coordenador do grupo de pesquisa Perfil-i.

Professor Titular (aposentado) da Escola de Comunicação da UFRJ (titular livre). Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, é professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da ECO-UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ. É membro do Conselho de Administração do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br) e do Conselho de Administração da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Foi, por três mandatos consecutivos (2015-23), membro eleito do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). É sócio da ULEPICC, da INTERCOM e da ESOCITE e do Centro Internacional Celso Furtado para Estudos do Desenvolvimento. É líder do ComMarx - Grupo Marxiano de Pesquisa em Informação, Comunicação e Cultura.

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) na Universidade Federal do Pará. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Divulgação em Ciência, Tecnologia e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Mestre em Informação e Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade da República (Uruguai). É licenciado em Biblioteconomia pela mesma universidade. Docente de ética da informação no Instituto de Informação da FIC, é também membro do Grupo de Ética da Informação e Comunicação (GETINCO). Bibliotecário da Biblioteca do Poder Legislativo do Uruguai e membro da Fundação Capurro-Fiek.

Cientista da Computação da PUC-Rio. Diretora executiva Instituto de Pesquisa da Hora, Colunista do MITTechReviewBrasil. Membro do Conselho de segurança do TikTok Brasil e do conselho de transparência do TSE. Pesquisadora nos temas de Ética em IA, Tecnologia Responsável e Defesa Cibernética Cyberbrics CTS/FGV e Domain Specialist Thoughtworks.

Pesquisadora em pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital. Doutora em Comunicação pela Universidade Panthéon-Assas (França) e jornalista graduada pela Universidade Federal da Bahia com mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma universidade.

Graduado em História e Geografia pela Sorbonne, tem mestrado em Geografia tropical pela Universidade de Paris-Sorbonne IV e é doutor em Geografia Humana pela Universidade de Paris I Panthéon Sorbonne. Atualmente é pesquisador emérito do Institut de recherche pour le développement - IRD (França). Desde 1980 se dedica ao estudo das contradições do desenvolvimento na Amazônia e das politicas publicas visando a sustentabilidade.

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período sanduíche na Universidade de Princeton (EUA). Professora no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF).

Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB); LLM em Competition, Innovation and Information Law pela New York University School of Law (NYU LAW). 2021-2022 International Law and Human Rights Fellow do Center for Human Rights and Global Justice (CHRGJ). Assessor-Chefe da Assessoria de Inteligência Artificial do Supremo Tribunal Federal entre 2022 e 2023. Professor. Pesquisador do Ethics4AI.

Mestre e doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, com período sanduíche na Universidade do Estado da California nos Estados Unidos. Realizou pós-doutorado na Universidade de Londres no Reino Unido e na Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente é professor da ECI (UFMG), onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Membro da ANCIB (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação), onde ocupou o cargo de Coordenador do Grupo de Trabalho 5 (Política e Economia da Informação). Membro da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura - Capítulo Brasil (ULEPICC-Brasil) onde atualmente ocupa o cargo de vice-presidente.

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, é professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil e presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Defensor e divulgador do software livre e da inclusão digital no Brasil, foi um dos implementadores dos Telecentros na América Latina. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ – Nível 2

Organização

Ana Carla Epitácio Mazzeto
Ana Regina Barros Rego Leal
Arthur Coelho Bezerra
Bianca da Costa Maia Lopes
Claudia Pereira Galhardi
Juliano da Silva Borges
Marco André Feldman Schneider
Marcus Vinicius Giraldes
Nina da Hora

Comunicação e Sistemas de Informação

Andressa Garcez
Carlos Oki
Ewander Senna
Josir Cardoso Gomes
Márcia Azen

Produção: Burburinho Cultural